Contato | solofort@solofort.com | (11)4229-0702

Concreto Projetado

Concreto Projetado

Concreto Projetado

 

Introdução:O concreto projetado é uma técnica de contenção que consiste na aplicação de concreto bombeado e jateado na superfície do talude a ser contida.

Aplicação: O concreto projetado é uma técnica recomendada para proteção superficial do talude, concomitantemente com as técnicas de solo grampeado, tirantes, recuperação de fachadas entre outras.

Execução: Para realizar o concreto projetado existem duas vias de projeção: Via Seca e Via Úmida. No caso de via seca o concreto é bombeado a seco e injeção de água se da no cabeçote do mangote de projeção. Na via Úmida o concreto é bombeado já usinado.

Existem prós e contras entre os dois processos, porém, o mais utilizado é a via seca devido ao menor custo operacional. A preparação do talude é o processo preliminar ao jateamento, que dependendo do processo de contenção exigira relativo empenho de tempo, principalmente na montagem de tela tipo TELCON que é largamente recomendada pelos engenheiros especializados. Recentemente a adição de fibras metálicas ou de polietileno no traço do concreto vem sendo aplicado em substituição à tela tipo TELCON.